Eventos


Eisa Pageant

O Eisa Pageant (espetáculo público de Eisa) é um evento anual que surgiu através de uma iniciativa do Sr. Medoruma, fundador do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que busca reunir o maior número de pessoas tocando Eisa ao mesmo tempo.
O principal objetivo ao unir tantas pessoas em vários lugares do mundo é mostrar a força da cultura de Okinawa, tentando transmitir o sentimento e a alegria do povo Uchinanchu para todos aqueles que assistem o Eisa. Além disso, a idéia que acompanha o evento todos os anos, é que no momento em que as músicas são tocadas, os povos se unam neste grandioso espetáculo que tem como palco a Terra.
Em Okinawa ocorre na Kokusai Doori, principal avenida de Naha, (capital de Okinawa), com a participação não só do Matsuri Daiko, mas também de vários outros grupos de Eisa, que recebem instrução e treinamento dos integrantes do RKMD.
Normalmente além das filiais de Okinawa, participam do evento todas as filiais do Japão e algumas internacionais, como Brasil e outros países da América do Sul, Havaí, Texas, entre outros.

Eisa Pageant 2010: RKMD Brasil

Anualmente o Matsuri Daiko cria uma música especialmente para o evento, sendo que desde 2007 a música Miruku Munari também é tocada todos os anos. As músicas até hoje foram: Dan Dan, Natsu Uchina, Sanshin no Hana, Karii no Uta, Chikyuu Kyoudai, Egao no Manma e Miruku Munari.
Em 2010 a transmissão da música passou a ser ao vivo diretamente de Okinawa, com o grupo Begin cantando Egao no Manma, Hidekatsu Kamei com Miruku Munari e a participação simultânea dos grupos de EISA. Esta edição foi a primeira em que a filial de Londrina participou, realizada em Campinas.